sábado, 26 de março de 2011

História Real

IMPERDÍVEL - HISTÓRIA REAL 
Este é um filme esquecido nas prateleiras, um DVD raríssimo de ser encontrado, pois o Diretor Lynch raramente fez uma obra deste gênero.
Filme de David Lynch conta a história de um senhor que dirigiu um veículo impensável para vencer distância equivalente à via Dutra.
A história de Alvin Straight nos ensina que um objetivo pode ser alcançado quando os ventos não são favoráveis, demonstrando que tudo pode ser superado.

A pitoresca história de Alvin parece comum. Ao saber que seu irmão tinha sofrido um derrame, ele viaja para reconciliação depois de dez anos. Alvin já estava idoso, morava com uma filha deficiente mental e, sobretudo, era muito teimoso (ou persistente, como preferir). Alvin teve a idéia de adaptar seu cortador de grama e cair na estrada porque não confiava no transporte público (recusava-se até a andar com ajuda de muletas) e não podia dirigir porque tinha a carteira de motorista vencida devido à saúde debilitada. 

Em 1999, a odisséia de Alvin alcançou projeção mundial ao virar filme de David Lynch (Twin Peaks, O Homem Elefante) estrelado por Richard Farnsworth (Spartacus) e Sissy Spacek (Carrie). "Uma História Real" (The Straight Story), filme do estranho diretor, está longe de ser um caminho de Santiago no interior americano. Ao contrário da determinação do Sr. Straight, o ator Farnsworth se matou um ano depois, por não suportar as dores de um câncer terminal.

No dia 5 de julho de 1994, Alvin Straight, morador da pacata cidade de Laurens, Iowa, EUA, começou sua viagem na velocidade máxima de 8 km/h até Wiscosin. 

Seis semanas na estrada foram o tempo necessário para que Alvin pudesse engolir o seu orgulho e relembrar os anos de profissão. Antes de começar a empreitada, os amigos tentaram impedi-lo. Diziam que não chegaria nem à cidade vizinha com aquele esdrúxulo veículo. E Alvin realmente não chegou; o cortador era muitíssimo velho e não agüentou puxar um trailer contendo barracas, cadeiras, galões de gasolina, roupas e equipamento de camping. 

Mas Alvin não desistiu.
Eu não gostaria que você continuasse a ler o restante da história, eu gostaria que você saboreasse-o numa noite tranquila, em seu sofá, percebendo o encanto inteminável da musica e a magistral leveza das imagens esplêndidas, desse filme, cada detalhe, e encontro de Alvim com alguém é uma passagem especial, uma lição de vida.

Caso você não consiga deter a curiosidade, as linhas abaixo detalham um pouco do filme.
 Uma das melhores cenas é o velhinho mandando chumbo no velho cortador. Quando o espectador pensa que o projeto foi para o brejo, o Sr. Straight, empreendedor nato, deixa para trás o que atrasava sua missão e investe em um novo equipamento: um cortador de grama novo e mais potente! 

Imprevistos acontecem. Durante toda a viagem, Alvin distribui dicas aos iniciantes da estrada. A consultoria do velhinho teimoso ajuda várias pessoas: uma jovem grávida fugitiva volta para casa; irmãos mecânicos (que passavam mais tempo discutindo do que trabalhando) otimizam o procedimento de trabalho.
Mesmo a experiência não é capaz de controlar os fatores externos. Por mais que ele estivesse preparado, o equipamento não era adequado. Alvin quase sofre um acidente sério quando perde o freio numa ladeira íngreme. Dessa vez não trocou de veículo, mas precisou repará-lo.

De volta à estrada, Alvin alcança o objetivo. Virou herói nacional, mas se recusou a aparecer nos programas de entrevistas de David Letterman e Jay Leno. O Sr. Straight morreu dois anos depois. O funeral foi acompanhado por um cortador de grama similar ao que usou em sua odisséia. 

A lição de Alvin Straight permanece. Sua persistência foi fundamental. Desde antes de ir para a estrada, quando os "analistas" diziam que não concluiria seu projeto, até ao sucesso do mesmo, Alvin passou por diversas situações semelhantes a que vivemos no dia-a-dia e em toda a nossa estrada. Mesmo que o veículo seja estranho e lento, mesmo que a distância pareça enorme, a estrada está no mesmo lugar para ser seguida
Postamos esse filme a pedido de um cliente especial.
Uma história real, é algo muito especial.
DVD Rarissimo a venda em www.crescimentoesabedoria.com.br
filme Uma  História Real (The Straight Story)  de David Lynchfilme Uma  História Real (The Straight Story)  de David Lynchfilme Uma  História Real (The Straight Story)  de David Lynch

Nenhum comentário:

Postar um comentário